Estratégias para contornar as perdas na safra 2023/2024
É certo que 2024 está sendo um ano atípico e de grandes desafios para o AGRO.
No momento em que a conta não fecha, diante dos altos custos de produção e dos baixo preços dos produtos agrícolas, qualquer pagamento ou desembolso deverá ser bem planejado. O grupo familiar de produtores rurais pode precisar reter a maior parte dos recursos para conseguir custear as próximas safras.
Também é importante ter um fôlego para se restabelecer e não ter que parar de produzir.
Nesse momento, a união da família produtora é decisiva: qualquer tomada de decisão tem que estar de acordo com um plano de ação, uma estratégia a ser traçada para o soerguimento de todo o núcleo produtivo.
A virtude principal a ser desenvolvida nesse momento é a paciência: a família poderá enfrentar processos judiciais, os custos de produção tendem a aumentar, o crédito permanecerá caro e escasso por um bom tempo. Mas com calma, paciência e uma boa estratégia, tudo se resolve, as coisas se ajeitam. Sabemos que a resiliência já está arraigada nos produtores mais experientes, que já passaram pelas vicissitudes da vida, sendo esta a ocasião ideal para ajudar os mais jovens a desenvolvê-la também. É o momento de se demonstar a coragem inerente ao produtor rural brasileiro.
O agricultor é, antes se tudo, um forte. E vai passar por mais essa prova com êxito. Contudo, a orientação mais relevante é: busque profissionais especializados e experientes em suas respectivas áreas para desenvolverem um plano ideal de reestruturação das atividades campesinas e/ou agropastoris desenvolvidas pela sua família. A orientação de profissionais capacitados faz toda a diferença nesse momento delicado e será a chave para o sucesso do seu plano de contingência.
Advogada especialista em Direito Agrário e Crédito de Fomento (Rural, Industrial e Comercial)
Diretora Jurídica do Escritório de Advocacia Lybor Landgraf que há mais de trinta anos ajuda o produtor rural a gerir o seu agronegócio