(Autor recebe o público no próximo sábado (20/07), às 11h, no MCI. Foto: Gustavo Amorim)

Evento é um ótimo passeio a família e será realizado gratuitamente na sede da instituição; reserva de ingressos no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

A história Ceuci, a mãe do pranto (2020) será narrada pelo autor Cristino Wapichana no Programa de Histórias do Museu das Culturas Indígenas (MCI), no próximo sábado (20/07), às 11h. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

A história é sobre uma lenda do povo indígena Anambé, que vivia no norte do Pará. Um valente, porém, teimoso, menino decide se aventurar em uma pesca, mas ignora os pedidos da sua mãe para que tome cuidado com a terrível Ceuci, uma velhinha, mãe do pranto, que come tudo o que vê pela frente.

Corajoso e se julgando mais esperto do que todos, o pequeno curumim sai em sua jornada, mas logo encontra a perigosa Ceuci sobre uma canoa e cai em suas garras. “A partir disso, os personagens vivem jornada extraordinária e repleta de simbolismos acerca do tempo, da vida e da morte, da juventude e da velhice”, conta Cristino Wapichana.

Lançamento

Quem participar do encontro poderá conferir o mais recente lançamento do autor, Terra, Rio e Guerra: a sina de um curumim (2024), que conta a história de um menino que, junto com sua aldeia, vivenciará a ameaça da guerra, a fuga, o medo e a dificuldade do recomeço. “Essa é uma história que mostra as problemáticas que os conflitos trazem para todas as sociedades. Como é viver com medo do inimigo e em fuga, assim como recomeçar”, define o autor.

Mais recente livro do autor será lançado durante encontro.

Foto: divulgação

SERVIÇO

Férias na TAVA | Contação de Histórias MCI: “Ceuci, a mãe do pranto” e lançamento de “Terra, Rio e Guerra: a sina de um curumim”, com Cristino Wapichana

Data e horário: 20/07/24, às 11h

Todos as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Share.